
Apresentada sob o tema evocativo "Tempo", a exposição deste ano convida tanto os artistas como o público a reflectirem sobre a relação dinâmica entre o passado, o presente e o futuro. Ecoando o lema da campanha, "Visões do Amanhã", a exposição sublinha a crença da Hollard na imaginação como uma ferramenta poderosa para visualizar e criar um futuro mais brilhante e inclusivo.
No centro desta iniciativa está o Prémio Hollard Futuros Melhores 2025 para Artistas, um prémio anual que reconhece os melhores trabalhos dos jovens criativos mais promissores do país. O programa reafirma o compromisso contínuo da Hollard em apoiar o sector cultural de Moçambique e em fomentar a próxima geração de pensadores inovadores e contadores de histórias visuais.
Até à data, os Prémios Hollard Futuros Melhores 2025 para Artistas, uma plataforma prestigiada criada em 2019 que reconhece o talento artístico excepcional e proporciona oportunidades de crescimento profissional, apoiaram milhares de artistas aspirantes e 12 jovens artistas receberam o prémio principal.
Este ano, mais de 100 artistas emergentes participaram com obras na exposição. Deste talentoso grupo, três foram selecionados como vencedores: Zerito Pedrito Sabão Pita (Zerito Sabão), Medgiss Ananias Mutombene (Medgiss Mutombene) e Carmen Maria Muianga.
Além disso, dois artistas, Pinto Zulu e Yassmin Santos Forte, receberam Menções Honrosas.
Os vencedores foram selecionados por um distinto painel de três jurados locais e internacionais, com base em critérios definidos. O júri foi composto pela Professora Alda Costa, Dana McFarlane, da White River Gallery, e pela Curadora Mieke Oldenburg. Cada jurado nomeou dez artistas, seguindo-se uma deliberação em grupo para determinar os premiados finais.
Durante a cerimónia de abertura, foram entregues certificados de reconhecimento aos dez artistas nomeados por Jéssica Figueiredo, Embaixadora da Marca e coordenadora da iniciativa Colecção Crescente na Hollard Moçambique, entidade que apoia o evento enquanto Patrona pelo sétimo ano consecutivo.
Apesar de não ter podido estar presente, o Sr. Henri Mittermayer, CEO da Hollard Moçambique, partilhou a seguinte mensagem com os nomeados: "A vossa dedicação, originalidade e visão artística não são apenas inspiradoras; são essenciais para a narrativa cultural de Moçambique. Estão a ajudar a redefinir a forma como nos vemos a nós próprios, como expressamos as nossas verdades e como imaginamos o caminho que temos pela frente."
Agora na sua 15ª edição, a Colecção Crescente 2025 está oficialmente aberta ao público, apresentando interpretações ousadas e estimulantes do "Tempo", profundamente enraizadas na identidade e expressão moçambicanas.
Para questões de imprensa, por favor contacte:
Jéssica Figueiredo - jessicaf@hollard.co.mz
Sobre a Colecção Crescente
A Colecção Crescente, uma iniciativa da Kulungwana, Associação para o Desenvolvimento Cultural, visa capacitar jovens artistas, proporcionando uma plataforma para colaboração com criadores estabelecidos, fomentando a criatividade e contribuindo para a sustentabilidade da vibrante comunidade artística de Moçambique.
Sobre a Hollard Moçambique
A Hollard Moçambique, orgulhosa apoiante das artes e cultura, reafirma o seu compromisso de nutrir a criatividade e assegurar um 'Futuro Melhor' para os artistas moçambicanos. Como patrocinadora oficial da Colecção Crescente, a Hollard Moçambique desempenha um papel fundamental no reconhecimento e promoção de talentos excepcionais no panorama artístico do país.