Comunicados de Imprensa

Hollard Expressa a Necessidade de Abordar o Tema Fraude no Mercado de Segurados


Share this article via:


A Hollard Seguros manifestou preocupação com os níveis crescentes de fraude no sector segurador em Moçambique, defendendo que os casos de fraude interna e externa precisam de ser compartilhados para permitir que a indústria melhore os seus processos.

Hollard Seguros at the II Annual Insurance Conference, discussing the increasing levels of fraud in the insurance sector in Mozambique


Esta preocupação foi levantada pelo Diretor de Sinistros da Hollard, Wynand Pienaar, durante a apresentação do painel sobre “Fraude nos Seguros: Impactos, Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo,” na II Conferência Anual de Seguros, organizada pela Associação Moçambicana de Seguros (AMS), realizada em Maputo.

Salientou que a fraude é uma preocupação permanente, pois está sempre a evoluir e a tornar-se mais sofisticada, sendo por isso importante que a indústria trabalhe em conjunto e partilhe informações, mas também que as seguradoras aprofundem a investigação e o tratamento, comunicando os casos entre elas e também com os bancos.

A Hollard tem sido proactiva na abordagem a actividades fraudulentas, valorizando a importância da implementação de controles robustos de detecção de fraude, uso de tecnologia para a análise de dados, além da colaboração com as autoridades reguladoras e policiais. Só no ano passado, a Hollard identificou cerca de 20 sinistros automóveis fraudulentos, resultando numa poupança total de aproximadamente 8 milhões de Meticais, disse aos profissionais do mercado segurador.

Wynand enfatizou o compromisso da Hollard Moçambique em manter os mais altos padrões de integridade e trabalhar em estreita colaboração com outras seguradoras e partes interessadas para criar um mercado segurador mais resiliente e confiável.

Durante o painel, Wynand compartilhou insights valiosos sobre os tipos de fraudes enfrentados pelas seguradoras em Moçambique, incluindo reclamações fraudulentas, fraudes internas e o uso de seguros para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Para questōes de imprensa, entre em contacto com:

Jéssica Figueiredo - jessicaf@hollard.co.mz


Share this article via: